Notícias

Destaques da abertura do Jurisports Madrid

 

A abertura do Jurisports Madrid ocorreu no dia 10 de abril no Salón de Grados da Facultad de Derecho da Universidad Complutense de Madrid.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente da FENAPAF, Dr. Felipe Augusto Leite, presidente da Federação Paulista de Futebol – FPF, Dr. Reinaldo Carneiro Bastos, presidente do colégio de presidentes e corregedores dos TRT’s, Dr. James Magno Araújo Farias, presidente da ANDD, Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, vice-decano de relações internacionais e institucionais da Faculdade de Derecho da Universidade Complutense de Madrid, Dr. José Maria Coello de Portugal, vice-decano de investigação da Universidade Complutense de Madrid, Dr. Faustino Matrinez Martinez, presidente da comissão especial de direito desportivo do Conselho Federal da OAB, acadêmico Tullo Cavallazzi Filho, e o consultor jurídico do Ministério do Esporte, Dr. Tamoio Athayde Marcondes, respectivamente.

Após os discursos da mesa de abertura do Jurisports Madrid, houve a execução dos hinos nacionais do Brasil e Espanha e a assinatura de protocolo de intenções entre a ANDD, representada pelo seu presidente, Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos e a Universidade Complutense de Madrid, representada pelo Dr. José Maria Coello de Portugal. Este documento oficializou a cooperação acadêmica entre estas duas instituições e tem como objetivo promover o intercâmbio científico em Direito Desportivo e matérias correlatas.

 

 

 

Após a assinatura do protocolo de intenções, houve a posse dos novos acadêmicos da ANDD (veja aqui). Dando continuidade ao evento, a ANDD rendeu uma bela homenagem ao acadêmico Álvaro Melo Filho. O vice-presidente da ANDD, Ministro Alexandre Agra Belmonte foi o responsável por homenagear o professor Álvaro Melo com um belo discurso sobre sua carreira profissional e sua bela trajetória como um dos percursores do Direito Desportivo no Brasil. Em seguida, o professor Álvaro Melo Filho fez uso da palavra e proferiu seu discurso, emocionando a todos os presentes na platéia.

 

 

 

Passado o momento da homenagem, teve início o primeiro painel do Jurisports Madrid com o tema “Previdência Privada e os Atletas”, e compuseram a mesa o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Brandão, o diretor de registros e transferências da CBF, Dr. Reynaldo Buzzoni e o membro correspondente da ANDD na Itália, Dr. Fábio Petrucci.

 

 

O professor catedrático de Direito do Trabalho na Universidade de Leon, Dr. Gérman Barreiro Gonzalez foi responsável pela palestra intitulada “El deporte en la obra de Miguel de Cervantes”.

 

 

A coordenadora dos cursos de mestrado e doutorado na Universidade Rey Juan Carlos, Dra. Pilar Carro Baena presidiu a mesa do segundo painel do Jurisports Madrid. O tema deste painel foi “Agentes intermediários no esporte profissional: usos profissionais e abusos de direito” e compuseram a mesa o acadêmico da ANDD, Dr. Paulo Sérgio Feuz e o professor catedrático de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidade de Vigo, Dr. Jaime Cabeza Pereiro.

 

 

O terceiro e último painel foi intitulado “Fair play: perda de pontos e descenso” e teve como presidente de mesa o acadêmico João Bosco Luz. O acadêmico da ANDD, Dr. Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani e o Dr. Carlos Schneider, advogado de serviços disciplinários da UEFA, compuseram a mesa como palestrantes.

 

 

Ao final do primeiro dia do Jurisports Madrid, houve ainda a assinatura de mais um protocolo de intenção entre a ANDD e a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, representados pelo Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos e pelo Dr. Ângelo Vargas, respectivamente.

 

 

Para encerrar os trabalhos do primeiro dia do Jurisports Madrid, a ANDD promoveu um coquetel para os presentes no evento.