Notícias

Confira os painéis do segundo dia do Jurisports Madrid

 

O Jurisports Madrid teve continuidade na terça-feira, dia 11 de abril, às 9:30 da manhã. O primeiro painel teve como tema “Uma normativa para o controle de dopagem”. Presidiu esta mesa o vice-decano de investigação da Universidade Complutense de Madrid, Dr. Faustino Martinez Martinez, e teve como palestrantes o acadêmico da ANDD e atual auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem brasileiro, Dr. Gustavo Delbin, e também o professor catedrático de Direito do Trabalho e Seguridade Social na Universidade de León, Dr. Juan Jose Fernández Domínguez.

 

 

O segundo painel, intitulado “Julgamentos disciplinares desportivos: estrutura das questões disciplinares no Brasil e na Espanha” teve como presidente de mesa o vice-decano de relações internacionais e institucionais da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid, Dr José Maria Coello de Portugal. Como palestrantes, compuseram a mesa o acadêmico e atual presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Rio de Janeiro, Dr. Marcelo Jucá Barros e também o presidente do Comitê de competición da Real Federación Española de Fútbol, Dr. Francisco Rubio Sanchez.

 

 

O “Justo motivo para a recisão contratual nas relações desportivas: hipóteses” foi o tema do terceiro painel do Jurisports Madrid. Presidiu a mesa deste painel o Presidente do Conselho Federal de Educação Física, Dr. Jorge Steinhilber, que teve como palestrantes o acadêmico Dr. Domingos Sávio Zainaghi e o professor catedrático de Direito Mercantil na Universidade de Extremadura, Dr. Luis Marín Hita.

 

 

O último painel do periodo da manhã foi intitulado “Seguro desportivo e previdência privada para atletas profissionais”. Presidiu esta mesa o secretário acadêmico del instituto de Derecho Europeo e Integración Regional, Dr. Pablo González Saquero. O secretário geral da ANDD, Dr. Maurício Corrêa da Veiga e  o presidente do Comité Jurisdiccinal y Conciliación da Federación de Fútbol de la Región de Múrcia, Dr. Juan Manuel Ruiz Martinez foram os palestrantes desta mesa. Após este painel houve uma pausa para almoço.

 

 

Ao retomar os trabalhos no período da tarde, teve lugar o painel “Intervenção legislativa: malefício ou benefício para o desporto”. A recém empossada como acadêmica da ANDD, Dra. Rosalia Ortega Pradillo presidiu esta mesa que contou com os palestrantes Dr. Celso Moredo Garcia, acadêmico da ANDD e também o Dr. Fernando Sequeira de Fuentes, professor titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid.

 

 

O penúltimo e um dos mais aguardados painéis do Jurisports Madrid tratou do tema “Esporte eletrônico e seu enquadramento jus-desportivo”. A diputada de la Junta de Gobierno del Ilustre Colegio de Abogados de Madrid y abogada especialista em Direcho Deportivo, Dra. Teresa Nadal Charco presidiu esta mesa, que teve como palestrantes o acadêmico da ANDD, Dr. Ricardo Georges Affonso Miguel e o professor associado do departamento de Direito Público do Estado da Universidade Carlos III de Madrid, Dr. Alberto Palomar Olmeda.

 

 

O último painel teve como tema “Clube empresa: solução para questões de gestão desportiva ?” e presidiu esta mesa o delegado coordinador del grado en Derecho de la Universidad Complutense de Madrid, Dr. Jorge Fernández-Miranda Fernández-Miranda. Palestraram o acadêmico da ANDD, Dr. Marcelo Antônio de Oliveira Alves de Moura e o professor titular de Direito Administrativo da Universidade de Alicante, Dr. Ramon Terol Gómez.

 

 

Após a realização de todos os painéis, houve a leitura da Carta de Madrid pela acadêmica Ana Paula Pellegrina Lockmann. A Carta de Madrid consiste em um documento solene da ANDD onde foi feito um resumo rico em conteúdo de todos os painéis realizados durante o Jurisports Madrid. A Carta de Madrid foi escrita pelos acadêmicos Marcos Ulhoa Dani, Ana Paula Pellegrina Lockmann e Luciano Hostins, sob a coordenação de Fabrício Trindade de Sousa, acadêmico e tesoureiro da ANDD.